Blog

24de março de 2019
by admin

<< por Fernando Cembranelli>> 

Poucos desafios na saúde são tão subestimados como a transformação digital. Atualmente, existe infraestrutura para realizarmos reuniões com qualquer parte do mundo, nos conectarmos e trabalharmos remotamente com profissionais de qualquer parte do globo, mas na prática estas ferramentas são subutilizadas e, em grande parte, porque a maior transformação ainda está acontecendo, a nossa mudança de cultura e mentalidade, ou mindset, relacionado ao digital.

Será que precisamos estar fisicamente presentes para entregar saúde?

Este é um dos grandes desafios e oportunidades impostas pela transformação digital em saúde e que tem transformado radicalmente a saúde ao redor do mundo. Neste contexto, qual a responsabilidade dos hospitais, frente à população que ele recebe em suas instalações após a alta? Se for do entendimento do hospital, que sua responsabilidade vá além da alta hospitalar, a fim de atingir melhores resultados e engajamento dos pacientes, a transformação digital será um dos pilares fundamentais, com objetivo de alcançar os resultados pretendidos.

Da mesma forma, é fundamental que o trabalho e a colaboração remota façam parte da realidade do trabalhador da área de saúde.

Apesar de termos ferramentas digitais de excelência, ainda damos grande ênfase às reuniões e encontros presenciais, deixando de notar que muitas vezes isto é um fator de exclusão para muitos profissionais participarem destes encontros e trocas.

Recentemente, fizemos uma reunião virtual de nossa Comunidade Health Innova HUB, Focada em Inovação em Saúde, em que mais de 28 profissionais participaram, sendo que um estava no Vale do Silício e outro estava em Nova Iorque.

Acima de tudo, a transformação digital exige novos hábitos e estes não são fáceis de serem adquiridos. A limitação hoje não é financeira e nem técnica, mas cultural e, neste sentido, é necessário desenvolver novos hábitos, com paciência e perseverança, pois certamente o ecossistema digital de inovação em saúde, está em suas etapas iniciais de desenvolvimento e haverá grandes oportunidades para os preparados em aproveitá-las.

Como integrante do CBEXs | Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, ressalto a importância que a instituição tem no setor e este ano irá tratar o tema “Transformação Digital “ em todas as suas comunicações e eventos do ano, como foram de reconhecer o papel do líder nestas mudanças. Acesse o site para saber mais http://cbexs.com.br/

Publicação originalmente postada no Linkedin. Para ver –

https://www.linkedin.com/pulse/por-qu%C3%AA-o-digital-pede-uma-transforma%C3%A7%C3%A3o-cultural-na-cembranelli por Fernando Cembranelli

 

Tranformation Cultural – nosso propósito:
Ajudar líderes e suas equipes a criarem Organizações Espiritualizadas.

Vem com a gente!

Agentes de Transformação, Espiritualidade nas empresas, Inovação, Liderança Brasil, Saúde Brasil, Transformação Cultural, Transformação Digital , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *